
São Luiz Gonzaga, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, a 505 km de Porto Alegre, é conhecida como a "Capital Estadual da Música Missioneira" e "Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro". Com cerca de 34 mil habitantes, é um município histórico da região das Missões (fundado em 1687) com forte base na agropecuária (soja, trigo, pecuária) e turismo histórico-cultural.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Em 1924, Luiz Carlos Prestes acampou com sua tropa em São Luiz Gonzaga. As Forças Legalistas aproximavam-se da cidade para dar combate a Prestes e às forças que ele aqui arregimentara. Temendo um combate sangrento, um grupo de senhoras dirigiu-se à Igreja Matriz para rezar e, juntamente com o então vigário da Paróquia, Monsenhor Wolski, fizeram uma promessa: se não houvesse combate entre revoltosos da Coluna Prestes e Legalistas, ergueriam uma Gruta na parte mais alta da cidade, colocando aí a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A graça foi alcançada e a promessa cumprida em 1926. Desde então, muitas pessoas referem graças alcançadas pela invocação dessa santa e a gruta tornou-se local de visitação de fiéis, peregrinos e turistas.
Igreja Matriz
Breve histórico
A construção da atual igreja teve início em 1932, sendo inaugurada em 1945. Augusto Preussler, então vigário foi o autor do projeto em estilo gótico que possui as seguintes mediadas: 48m de comprimento; 22m de largura; três naves e 48m de torre. É a guardiã de 12 imagens de santos em estilo barroco missioneiro feito pelos índios e jesuítas da redução de São Luiz Gonzaga, tombados como patrimônio históricos nacional, tendo na frente da Igreja uma coluna do antigo colégio jesuítico demolido em 1932 para se abrir uma rua. Numa das colunas, existe uma estátua do Padre Roque Gonzales, fundador de São Nicolau e Mártir do Caaró.
Horário de atendimento: terça-feira à sábado 8h às 12hs e das 14hs às 17hs
Finais de semana mediante agendamento
Fone para contato: 55 3352 1515

Praça Jayme Caetano Braun

Jayme Caetano Braun era poeta, tradicionalista, declamador e payador, símbolo maior da poesia gauchesca, especializou-se em décima. Em seus versos retratou com conhecimento de causa os hábitos costumes e vicissitudes do gaúcho e do índio missioneiro, das paisagens das missões, resgatando a historia dos sete povos. Junto com Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá, contaram as suas histórias de luta, garra e superação através da música. Foram denominados como os Quatro Troncos da Cultura Missioneira, cada qual com seu estilo, criando uma marca na cultura musical gaúcha, a “Identidade Musical Missioneira.”.Monumento a Jayme Caetano Braun: Construído pelo escultor Vinícius Ribeiro em concreto armado medindo 6m de altura, está localizado no trevo da CESA, junto à BR 285, onde foi construída uma Praça que possui um traçado em J e B Iniciais do seu nome.
Sitio Arqueológico de São Lourenço
HistóricoSão Lourenço é um dos Sete Povos das Missões fundado pelos padres Jesuítas da Companhia de JesusA Missão de São Lourenço Mártir foi fundada pelo Padre Jesuíta Bernardo de La Veja no ano de 1690, entre São Luiz Gonzaga e São Miguel das Missões, com mais de 2mil indígenas já catequizados da redução de Santa Maria La Mayor. Essa redução destacou-se nas praticas da agricultura, criação de gado, cavalos, ovelhas e cultivo da erva mate. Sua população ultrapassou os 6400 habitantes em 1731.Hoje o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir é tombado como patrimônio Histórico Nacional protegido pelo IPHAN. No local, é possível visitar remanescentes da igreja, da adega, e da escola, também são criadas as ovelhas da raça crioula Lanada, raça introduzida pelos jesuítas nas Missões e no RS.Atendimento todos os dias das 9hs às 17hs. Contato através do (55) 3352-2699/3381/1399

Museu Arqueológico

Possui um acervo de fragmentos cerâmicos, pontas de flecha, pedras de boleadeiras, machado em pedra, resquícios de uma urna funerária do período anterior à formação das Missões, a pia batismal intacta da Missão de São Luiz Gonzaga e demais materiais arqueológicos, resgatados durante as pesquisas do Professor Arno Kern no Sítio Arqueológico de São Lourenço.Horários: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17hSábado e domingo das 9h ao meio-dia e das 14h às 17hAtendimento pelo Museu Senador Pinheiro Machado
